Artigos, Opinião

O que você já fez pela sua universidade?

Vi esse texto na página do Igor Suguiura e na hora quis compartilhar aqui com vocês, com autorização dele, é claro. Achei muito válido! 🙂

Gente, uma pergunta pra vocês hoje: O que você já fez pela sua universidade? Hoje estava vindo da UEL bem no meio daquele rebuliço sobre a paralização (com o celular na mão né porque a gente é viciado) e via vários comentários exaltados de alunos bradando aos quatro ventos sobre a ineficiência e falta de apoio do governo para com as universidades. Concordo em gênero, número e grau.

É sabido dos problemas políticos envolvendo a educação superior no Brasil, mas eu te pergunto: o que você já fez pela sua universidade? Isso estava na minha cabeça. O Brasil é um dos poucos países que oferecem um ensino superior totalmente gratuito (pfvr sem aquela lenga lenga de impostos e blá blá) de boa qualidade, mas ao contrário de outros lugares onde o ensino superior é basicamente todo pago, e muito caro, parece que os alunos brasileiros estão muito à vontade em apenas receber e em nada oferecer.

Quando eu estudei nos Estados Unidos percebi como por lá é muito comum que ex-alunos, chamados lá de alumini, doarem para a universidade que lhes formou. As doações variavam desde valores de quantias diversas, bancos para os calçadões da universidade, carteiras escolares, equipamentos de pesquisa e ensino, isso mesmo pagando taxas escolares altíssimas.

Mas além de bens materiais e dinheiro eles também doavam seu tempo, faziam trabalho voluntário em prol da universidade, cursos práticos, grupo de estudos, educação da sociedade e muito mais. Eles fazem isso porque reconhecem o valor de uma educação superior e os infinitos ganhos obtidos através da sua formação acadêmica.

E você, caro amiguinho, que adora exigir direitos? Se sente ultrajado com a ruína da sua universidade, você já fez algo a mais que pedir? Qual foi a última vez que você ajudou sua universidade? Vamos parar com a hipocrisia e vamos demonstrar nossa gratidão à nossa instituição e aos nossos mestres, que por eles poderemos dizer que somos médicos, engenheiros, veterinários, químicos…. Quando foi a última vez que você ajudou sua universidade?

Previous ArticleNext Article
Criou o Vet da Deprê em 2011, quando ainda estava na faculdade. Hoje é Mestrando em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina. Gosta muito de marketing digital, é cachorreiro nato e não dispensa um bom livro.