Artigos

Apps que todo veterinário precisa conhecer

Eu sempre fui viciado em tecnologia e sempre me considerei um heavy user dos meus gadgets, procurando extrair ao máximo suas capacidades.

Quando os smartphones começaram a virar moda, fiz um artigo no blog antigo sobre os principais apps para médicos veterinários. Porém, lá eu falei apenas sobre os apps específicos da vet, ao invés de compartilhar apps que realmente pudessem nos ajudar no dia-a-dia, por isso resolvi escrever este artigo aqui mostrando os aplicativos que eu utilizo na minha rotina e que sempre me ajudaram muito, principalmente a me organizar, e espero que ajudem a vocês também!

Obs: calma que depois irei fazer um post só com apps veterinários específicos, como o VetSmart!

A agenda da TAC é destinada ao nosso grupo de pesquisa. Uma vez postado algum compromisso nela, sincroniza automaticamente com todos os outros celulares

1. Google Calendar

Pode parecer meio besteira, mas poucas pessoas sabem o quão poderoso é esse aplicativo. Embora super simples, ele nos ajuda a organizar a nossa agenda, com cores, lembretes e alarmes para os nossos compromissos importantes. Uma de suas vantagens é estar na Gsuite e poder ser acessado diretamente do computador: você pode deixar sua secretária fazer sua agenda e ela sincronizar diretamente no seu smartphone, por exemplo.

Outra funcionalidade super legal são as agendas em grupos: você pode criar uma agenda exclusiva para os clínicos do seu hospital, por exemplo, e todas elas sincronizarão automaticamente quando você adicionar um novo compromisso. Aqui na faculdade nós temos uma para o nosso grupo de pesquisa, e tem nos ajudado bastante a organizar o nosso fluxo de trabalho!

2. Trello e Google Keep

Estes dois aplicativos são destinados à organização de tarefas. O Google Keep é mais simples e funciona como se fossem post its, você pode mudar a cor, criar tags, inserir imagens, criar listas e até convidar pessoas para editar as suas notas. É excelente para anotações e lembretes rápidos.

Já o Trello é uma poderosa ferramenta de organização criativa e, até mesmo, empresarial. Super intuitivo, nele nós criamos cards para trabalhos em equipe e podemos adicionar inúmeras funções, como desde listas a fotos, tudo integrado em um sistema bastante intuitivo. Ele poderá ajudar sua equipe a definir prazos e metas para realização de trabalhos, além de colocar todo mundo “falando a mesma língua”. Se você trabalha na área de administração, é praticamente um must have!

O Trello permite a colaboração de várias pessoas no mesmo projeto – para trabalhos em equipe ele é incrível!

3. OneNote e Evernote

Também são apps destinados à organização pessoal, mas nesse caso eu utilizava eles para outros propósitos, principalmente durante a faculdade, estágio curricular e residência. Os dois funcionam basicamente da mesma forma: são cadernos de anotações.

Durante o estágio curricular e residência eu precisava anotar informações sobre muitos casos para discutir nas reuniões clínicas depois. Como as fichas eram em papel, ou eu anotava em uma folha sulfite/caderno, à mão, ou eu utilizava o celular. A vantagem é que eu tenho um teclado bluetooth portátil que é uma mão na roda, fazendo com que eu tivesse um computador de bolso para anotar tudo sobre os meus casos. Assim, ficava muito mais fácil organizar fotos, resultados de exames e procedimentos.

Esse aqui é um exemplo de como eu me organizava para fazer as pautas de artigos aqui do blog e roteiros do canal, como realmente um caderno!

 

Já na residência eu anotava todos os meus casos no OneNote para fazer as reuniões clínicas com os professores.

4. Google Drive, Dropbox ou OneDrive

Aplicativos para armazenamento em nuvem são fundamentais para qualquer profissional. Quantas vezes você já não perdeu um arquivo muito importante, simplesmente porque foi deletado do pen drive ou porque o cd parou de funcionar?

Minha dica é: salve TODOS os seus arquivos importantes na nuvem. Todos estes aplicativos possuem softwares para desktop, onde você baixa e ele sincroniza as pastas automaticamente, não tem mais desculpa para não usar! Se você tiver muitos arquivos, pode ainda comprar espaço adicional. Eu mesmo pago 6,99 por mês por 50 gigas no Google Drive. Ahhh Luizz, mas eu vou ter que pagaaarrr??? Acredite: este é o tipo de pagamento que vale a pena para não ter dor de cabeça. Já cansei de ver gente reclamando por ter sido roubado ou o notebook ter quebrado e perder todo o TCC, por exemplo!

A mesma dica vale para as fotos: habilite o backup na nuvem no seu celular. Fotos são o bem mais precioso que a gente tem na internet, e não vale a pena a gente arriscar ninharia por elas. Eu mesmo, já perdi um HD externo com metade das fotos da minha faculdade, simplesmente porque ele parou de funcionar :(.

Teclado bluetooth portátil que eu utilizo no celular para fazer anotações – uma verdadeira mão na roda!

5. Whatsapp web

Gente, vamos fazer as nossas secretárias pararem de sofrer atendendo o telefone e deixar um celular com o whastapp web aberto no seu computador? Com certeza vai facilitar muito a sua vida!

6. Hemepath Counter

Você pode criar os botões que quiser e configurar sons para os alertas de cliques.

Essa dica é especial para os patologistas e pra galera que precisa contar células: vocês não precisam mais sofrer anotando o número de células no papel. Com esse app, você pode configurar um contador super legal, com as células que você quiser.

Eu trabalho com morfologia espermática, e ajuda bastante. Imagino que pra galera da pato clínica também possa ser show de bola!

7. Tinder

Ops, esse aqui não, haha!

Estes são os apps que eu utilizo com certa frequência, e que me ajudam muito no meu workflow. Quais aplicativos vocês mais utilizam? Postem nos comentários! Em breve farei um post sobre os principais aplicativos voltados à veterinária em si :).

 

Previous ArticleNext Article
Criou o Vet da Deprê em 2011, quando ainda estava na faculdade. Hoje é Mestrando em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina. Gosta muito de marketing digital, é cachorreiro nato e não dispensa um bom livro. Instagram: @lgcorsi