Depois de um semestre inteiro de ralação nos estudos, todos nós merecemos algumas semanas de descanso, não é mesmo? Certíssimo, porém, aliado ao descanso, nada melhor do que aproveitar esse tempinho sem aula e procurar um estágio para se fazer nas férias!
“Nossa, mas nas férias?”, sim, exato! Essa é uma das milhares de frases que ouço ao indagar alguém do por quê de não desfrutar desse tempo livre para aprender na prática. Entããão, como seu amigo Vet da Deprê é um cara legal, resolvi listar aqui alguns motivos para você não perder esse tempo precioso e correr garantir logo seu estágio nestas férias de julho e nas próximas!
-
Melhorar seu currículo
Estudantes de veterinária dificilmente têm muito tempo para realizar estágios durante o ano letivo. Fazendo estágio uma vez por semana, o acadêmico geralmente consegue aproximadamente 70 horas de estágio, se não faltar nenhum dia, durante um semestre inteiro. Nas férias, essas horas podem ser facilmente conseguidas em duas semanas de atividades. Portanto, alunos que fazem estágios durante as férias, têm muito mais chances de ter um ótimo curriculum para prestar concursos ao sair da faculdade, devido à sua enorme carga horária aproveitada em seu tempo livre.
-
Conseguir contatos
Durante um estágio normal, à qual o aluno vai uma ou duas vezes por semana ao estágio, dificilmente ele será bem lembrado pelos funcionários, residentes e docentes. Ao realizar o estágio todos os dias, existe uma ótima oportunidade de criar vínculos mais fortes com estas pessoas, que passarão a lhe reconhecer mais facilmente, inclusive ganhando sua confiança mais rapidamente.
-
Acompanhar a rotina
É muito difícil o estagiário realmente entender a rotina de trabalho do hospital durante o semestre letivo, já que está com a cabeça atolada em provas, trabalhos e aulas. Com a liberdade das férias, o estudante tem a oportunidade de se dedicar somente ao estágio, assim, pegando o feeling da coisa de forma muito mais rápida do que se estivesse cheio de provas para estudar.
-
Conhecer outros lugares
Devido à lei do estágio, dificilmente as clínicas, hospitais e universidades têm aberto vagas para estágio, mas nada impede que você não procure conhecer novos ares e novas opiniões sobre a profissão. As férias propiciam uma ótima oportunidade para isso, já que o estudante pode inclusive viajar para outras cidades e adquirir ainda mais experiência com diferentes profissionais, senão àqueles de seu convívio mais próximo.
-
Sentir o peso da profissão
Na faculdade, dificilmente sabemos como realmente é o mundo lá fora. Ao realizar um estágio de férias, em período integral, o estagiário tem a chance de ver como funciona a rotina de um médico veterinário, da manhã, até a noite. Só de sentir esse “baque”, o estudante já adquire uma ótima experiência, que lhe deixa muito à frente da maioria de seus colegas.
E você, quantos estágios já realizou nas suas férias? Espero que muitos! Se você ainda não realizou nenhum, não perca tempo e não deixe estas oportunidades passarem desapercebidas. Lá no final, elas poderão lhe fazer a diferença, :).
Eu já falei com vários veterinários. Nenhum quer um estudante junto com eles. Conheço pessoas que conseguem estágio, mas o veterinários são ou o pai ou a mãe ou amigo do pai ou da mãe, o que não é meu caso. Infelizmente não tenho ninguém influente na minha família e nenhum parente veterinário. Cheguei a me oferecer para trabalho voluntário. Ninguém se interessou.
Entao Patria Correa, nao sei a area q vc pretend atuar, mas se for na area d peqnos procura clinicas ou consultorios menores, q provavelmente vc consiga estagio , pelo menos o sem remuneraçao.
Nossa! Fico triste com isto… Aqui em Salvador é muito fácil consegui estagio! Espero que vc consiga… Na sua faculdade não tem hospital veterinário não?
Tente procurar em outras cidades, em clinicas maiores geralmente não é tão difícil encontrar estagio.
Para quem está à procura de estágios não remunerado e não está encontrando:
Tem o Grupo POLIVET-Itapetininga, localizado em Itapetininga – SP. Poderá participar do programa de estágio de férias, supervisionado ou residência. Recebem estagiários de todo o Brasil e de demais países da América Latina e todos são tratados como se fossem da família. Tem alojamentos para os estudantes, oferecem 3 refeições (se não me engano), é como um programa de intercâmbio dentro do seu próprio país, claro, que o estagiário terá que se comprometer de seguir o regulamento para poder participar, não ter preguiça, ter dedicação e gostar de estudar são imprescindíveis. Vale a pena conferir e ler todo o regulamento, além de ser um desafio terá muitas lições para a aprendizagem.
Confira o link e aproveite se puder, boa sorte nessa caminhada!
http://www.polivet-itapetininga.vet.br/estagios/index.php