Artigos

Resenha do livro Diga Trinta e Três

Há alguns meses atrás eu publiquei um artigo sobre livros motivacionais para estudantes de veterinária, na qual comentei sobre alguns que eu já havia lido e que achei interessante para dar um up nos estudos e relembrarmos os motivos de termos escolhido esta graciosa profissão.
Dentre as sugestões dos leitores, a que mais se destacou foi a do livro Diga Trinta e Três, escrito pelo Dr. Nick Trout, médico veterinário da Clínica Angell Animal Medical Center, em Boston. Encantado pela forma como foi escrito, comprei logo de cara, e resolvi dividir minha experiência aqui com vocês :).
Segue a sinopse do livro e, logo abaixo, meus comentários:

“São 2h47 da manhã, e o doutor Nick trout recebe uma ligação que faz com que outro dia agitado tenha início na clínica veterinária Angell Animal Medical Center. Sage, um pastor alemão de 10 anos, poderá morrer sem uma cirurgia de emergência por conta de um sério problema no estômago. Nas próximas 24 horas, o doutor Trout lutará pela vida de Sage. Entre uma batalha e outra no centro operatório, o doutor Trout soluciona diagnósticos duvidosos, reafirma a confiança dos donos de Sage e tenta usar de humor e inspiração para aliviar as tensões. E , agora, ele convida você a participar desta jornada.
Inspirado em histórias emocionantes de luta e sobrevivência, Diga Trinta e Três apresenta contos hilários e prazerosos sobre o dia-a-dia de um cirurgião-veterinário para salvar a vida de seus pacientes e acalmar os respectivos donos. É um retrato fascinante da comédia e do drama, das complexidades e recompensas envolvidas no amor e cuidados com os animais.”

Confesso que eu esperava que o livro fosse algo mais técnico, coisa que após ler as primeiras páginas percebi ser logo o contrário. Diga Trinta e Três (Tell me where it hurts) foi escrito por um veterinário, mas é destinado a todas as pessoas que amam seus animais. E que sejam fortes para não cair em lágrimas com as histórias contadas pelo Dr. Trout.
A clínica Angell. Não consegui achar nenhuma
foto da fachada inteira =/.
A narrativa começa com o Dr. Nick sendo acordado às 3 horas da madrugada por uma das residentes da clínica veterinária Angell Animal Medical Center. Já começa impressionando por aí: a clínica Angell conta com mais de 17 mil metros quadrados, atendendo quase 50 mil cães, gatos e animais exóticos anualmente. Só para vocês terem uma ideia, o HV da minha faculdade atende uns 7 mil casos por ano, no talo!
Enfim, voltando à história, a R1 logo solicita que o cirurgião venha à clínica, pois havia acabado de aparecer uma torção gástrica e ela ainda não se sentia segura para realizar a operação. Com toda sabedoria de anos de profissão, o médico atende ao paciente, ensinando os passos de uma cirurgia bem feita à profissional.
É nesse desenrolar que o livro conta sua história. Na verdade, o autor salienta que todas as histórias contadas no livro são verídicas, mas que por razões óbvias, foram compiladas em um único dia para promover dinamismo na leitura.
O fato que eu achei sensacional, foi que ele conseguiu transpor o texto de maneira estupenda, de forma que o livro se tornou bastante básico no quesito medicina veterinária, mas ao mesmo tempo se tornou interessantíssimo para quem está ligada à profissão, satisfazendo desde simples amantes de animais a médicos veterinários formados. Um ótimo exemplo é como ele trata a realização da eutanásia, mostrando ambos os lados: o do profissional responsável e do proprietário triste pela perda de seu companheiro.
A narrativa da história é bastante uniforme, passando por altos e baixos, com momentos tristes e alegres. Ele não é do tipo de livro que você fica eufórico e lê em três dias, assim como A Arte de Correr na Chuva, mas é do tipo que você tem certeza que da próxima vez que parar para lê-lo, será uma leitura bastante prazerosa. A única coisa que peca em alguns aspectos é a tradução, mas nada muito relevante.
 
O acabamento como de costume é de brochura, mas as páginas são de folha sulfite branca, coisa que eu estranhei devido ao preço ser um pouco salgado (sempre acima de R$30), na qual normalmente são aquelas amarelinhas e gostosas de olhar.
Infelizmente ele está em falta nas principais livrarias online, mas como várias pessoas já me perguntaram se eu sabia algum lugar que possuía em estoque, fiz uma pesquisa rápida e encontrei à venda na Cd Point.
De qualquer jeito, deveria ser uma leitura obrigatória para todos que gostam de animais, principalmente cães e gatos. Para os veterinários e estudantes é uma ótima forma de adquirir diferentes experiências e perspectivas. Para os proprietários é um excelente meio de estar por trás do jaleco e sentir como é um pouquinho da rotina dentro de uma clínica para animais. E você que já leu, o que achou do livro?
Diga Trinta e Três – 24 horas de risos, lágrimas e muita emoção numa clínica veterinária.
Ano: 2008. Editora: Ediouro. Páginas: 287.
Previous ArticleNext Article
Criou o Vet da Deprê em 2011, quando ainda estava na faculdade. Hoje é Mestrando em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina. Gosta muito de marketing digital, é cachorreiro nato e não dispensa um bom livro. Instagram: @lgcorsi

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *