fbpx
Artigos, Humor

Os 10 Mandamentos do Rei do Lattes

Aêeeeee, vai começar a ostentação acadêmica aqui no Vet da Deprê! Se o seu Currículo Lattes é aquele do tipo que cabe inteirinho no screen do computador, você precisa ler este post para agregar um valor ao seu Lattes e ficar em evidência! Se liga aí:
#1. Você tem que publicar muito e nos melhores periódicos, que são aqueles que te cobram uma fortuna pra publicar e ainda cobram o olho da cara também de quem vai ler.
#2. Você tem que ter uma bolsa de pesquisador, uma bolsa do CNPq agrega muito statis.
#3. Quando a pessoa tá no Mestrado ela acaba sendo mais um, agora quando a pessoa tá no Pós-Doc ela acaba ficando em evidência, porque o Pós-Doutorado é uma questão de status, é uma questão que todo mundo quer.

#4. Serviço exclusivo: Quando você é o Rei do Lattes você sempre tem uma pessoa, uma ou duas, que acabam te servindo, que não os seus orientados. Eles vão fazer de tudo pra puxar o seu saco.
#5. O seu Lattes tem que ser daquele tipo que demora 2 dias rodando o scroll do mouse até chegar ao final da página. Isso agrega muito status. Só que você vai demorar muito até conseguir produção científica suficiente pra fazer isso sozinho, então você vai ter que conseguir amigos pesquisadores que coloquem seu nome em suas publicações na camaradagem.
#6. Eu vou te ser sincero, a questão das publicações: Eu prefiro publicar em revistas de acesso livre, até porque mais pessoas vão poder ler o seu trabalho, mas os periódicos de acesso restrito são statis e agrega muito à sua pesquisa, mesmo que ninguém leia.
#7. Outra coisa importante é você mostrar no seu Lattes que você domina vários idiomas. Compreender bem, falar bem, ler bem e escrever bem várias línguas de deixa em evidência e causa uma invejinha.
#8. Apesar de hoje em dia a comunidade científica preferir referenciar artigos do que livros, você tem que ter pelo menos um livro em sua autoria. O livro agrega glamour ao seu currículo.
#9. Os eventos que você tem que frequentar são aqueles que vão te dar evidência, coisa de statis mesmo. Então nem pensar em semana acadêmica. Você tem que ir em congresso internacional, onde você vai encontrar outros Reis do Lattes como você.
#10. Instagram: Mesmo que esse aplicativo não funcione diretamente pro Lattes, você tem que ter pra divulgar suas fotos nos congressos, suas publicações em revistas, as fotos dos países em que você foi fazer sanduíche… Isso com certeza agrega muito e vai deixar seus colegas pesquisadores com muita inveja.
Agora que vocês completaram o minicurso de Ostentação Acadêmica, em breve vocês receberão um certificado de Rei do Lattes, que é pra aproveitar e agregar ao currículo de vocês, não é mesmo? HAHAHA Quem ainda não viu a postagem do Rei do HV, é só clicar aqui! E se você curtiu o post, não se esqueça de compartilhar com seus amigos! Até a próxima!
Aviso: Esta postagem é de conteúdo meramente humorístico e não reflete o comportamento da comunidade científica.


Previous ArticleNext Article
Criou o Vet da Deprê em 2011, quando ainda estava na faculdade. Hoje é Mestrando em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina. Gosta muito de marketing digital, é cachorreiro nato e não dispensa um bom livro. Instagram: @lgcorsi

1 Comment

  1. Seu blog é muitooo bom… não faço vet. mais amo os animais e vc trata de assuntos de uma forma bem legal e engraçada… Bjus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *