Artigos, Opinião

Opinião pessoal – Hospital Veterinário Público

Será que estamos preparados para tal iniciativa? Aliás, será que o GOVERNO está preparado para tal iniciativa?
Há algumas semanas começou uma onda nas redes sociais à favor da criação de um Hospital Veterinário Público para quem não tivesse condições de levar seu cão à uma clínica particular, e resolvi fazer um texto sobre minha opinião em relação ao assunto. Veja bem, é minha opinião pessoal sobre tema, visto que antes de “dono” do blog, não sou nada mais do que um mero colunista. Por favor, não me apedrejem!

Antes de mais nada, leve em consideração a situação dos hospistais veterinários das universidades públicas, principalmente das faculdades fora de São Paulo. Sinceramente não sei muito sobre as outras universidades, mas eu sempre tomo de exemplo o hospital da minha, que é considerada uma das melhores do sul do país. Não vou dizer que as condições são precárias, até mesmo porque o ensino é muito bom, mas para vocês terem ideia, o Governo do Estado do Paraná deixou faltar seringas no hospital, que veio a fechar alguns dias da semana porque não teria como aplicar injeções fora do pronto socorro. No começo foram seringas de 3 ml. Algumas semanas depois, acabaram as seringas de 5 ml e de 1 ml, até correr o risco de fechar a rotina do hospital inteiro. Não é raro os residentes terem que optar entre usar o cateter 18  ou 22, porque o 20 simplesmente acabou e não há previsão de compra.  Sem contar os equipamentos sucateados e de segunda mão. Somente neste ano todas as cirurgias foram desmarcadas duas vezes, simplesmente porque a máquina de lavar roupa da década de 80 quebrou. Se o hospital dependesse apenas do estado e não fosse a raça dos professores, diretores e residentes, ele com certeza já estaria fechado.

 

Isso tudo porque a minha faculdade tem “renome“, fico imaginando nas faculdades mais simples e mais novas, que ainda estão montando sua infra-estrutura. O que eu quero dizer é que realmente seria muito bom ter um hospital veterinário público, mas será que este não é apenas mais um elefante branco? Posso estar totalmente enganado, mas ainda acho isto uma utopia, e gostaria de apresentar alguns fatos que ainda não me convenceram.
Onde entra nesta história, a questão da saúde pública humana? Eu sei que a saúde animal é muito importante para a saúde dos homens, mas ainda sim nós somos humanos. Seria justo criar um hospital para cães e gatos, enquanto mal existem médicos no SUS para atender a população carente nos postinhos de saúde? Há alguns dias o dono do Medicina Depressão veio me perguntar se existiam veterinários no sistema  público de saúde, pois iriam reduzir em 50% o vencimento dos médicos. Lutar por um hospital veterinário é fácil enquanto você tem grana para pagar um plano de saúde para seus filhos, agora me diga se uma pessoa que não tem condições de pagar irá preferir salvar a vida do cachorro dela ou do seu filho que estará passando mal.
Outra questão interessante, é a da conscientização da população em geral. Estou CANSADO de ver cachorros e gatos abandonados na porta do hospital veterinário da minha faculdade. Imagino como será quando souberem que existirá um hospital gratuito para isso. Por que não investem este dinheiro em conscientização da população sobre posse responsável, antes de partir para um empreendimento destes? Ah, esqueci que é mais fácil fazer eutanásia em animais abandonados do que campanhas educacionais.
Bom, só queria deixar minha opinião aqui para discutirmos os diferentes pontos de vista. Não é que eu queira gongar a ideia nem nada, mas eu não vejo nexo em algumas coisas. Por que não melhorar o que já existe, ao invés de criar alguma coisa nova? Existem tantos projetos legais de apoio à comunidade carente nas universidades! Se esta ideia pode dar certo, acredito que por enquanto seja só em São Paulo mesmo, porque levando em consideração o meu estado, eu só posso lamentar. Espero que a Anclivepa realmente tome conta e não deixe a ideia virar mais um centro de zoonoses abandonado! Isso que eu não quis nem entrar no mérito de estarmos em ano de eleições.

Enfim, acho que escrevi isso aqui muito rápido, não liguem para os erros de concordância hahaha. E você, o que acha sobre o assunto?

Links:
Projeto de Hospital Veterinário Público no Nordeste
Vereador consegue 10 milhões para construção de HV público
Vereador quer HV público em Curitiba
São Paulo terá Hospital Veterinário público para cães e gatos

Previous ArticleNext Article
Luiz Guilherme Corsi
Criou o Vet da Deprê em 2011, quando ainda estava na faculdade. Hoje é Mestrando em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina. Gosta muito de marketing digital, é cachorreiro nato e não dispensa um bom livro. Instagram: @lgcorsi

1 Comment

  1. Na minha opinião, a criação de um H. veterinário público é um absurdo.
    A população humana não goza de um serviço de saúde pública de qualidade, alias nem chega perto disso, e querem "dividir" os recursos para se criar esse serviço tambem para os animais? Pelo amor de Deus!!! E alguns concordam com isso? Será que ninguem enxerga que isso NUNCA aconteceria?? Isso é só mais uma forma de desviar recursos gente…
    Castração e consultas a baixo custo?? Tambem não concordo muito não… Pra mim quem não tem recurso para castrar um animal, tambem não terá para quando este adoecer. Então não deveria te-lo adotado ou adquirido. Reduzindo os tais custos, reduziriamos tambem o VALOR de nosso trabalho, esforço, cuidado e empenho…
    Se a lei de abandono animal fosse levada a sério não estariamos discutindo sobre esse assunto pois se uma pessoa não tivesse condições de cuidar ou pretendesse abandona-lo, iria pensar duas vezes antes de faze-lo.
    Ja trabalhei em um local público que oferecia atendimento gratuito à população carente. E como uma colega citou acima, apareciam pessoas de carros importados, cães de raça (e muuuito caros) para atendimento, e como uma outra colega tambem comentou, eram atendidas da mesma forma (pois se tratava de um serviço público onde todos tem acesso e direito ja que todos nós pagamos nossos impostos).
    Então gente, resumindo…. Sou totalmente contra a criação de mais essa forma pra desvio de recursos públicos. Na minha opinião os veterinários que querem fazer algum tipo de caridade poderiam fazer consultas gratuitas um dia por mês e não a custos reduzidos todos os dias… pq não??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *