Artigos

Onde eu consigo achar artigos científicos?

A pergunta pode parecer um pouco sem sentido e a resposta um tanto quanto óbvia para os pós-graduandos, mas acredite, a grande maioria dos universitários não sabe fazer uma pesquisa científica básica. Arrisco a dizer que metade da minha turma não faz ideia do que seja um periódico, e olha que estou no 4º ano do curso.
Visando esta defasagem e aproveitando que na maioria das vezes os alunos não tem ninguém para explicar, resolvi fazer um pequeno tutorial ensinando a procurar artigos na internet. A partir de hoje, chega de Wikipedia e bora fazer uma ótima bibliografia para o seu trabalho!

A primeira dica é, como sempre, pesquisar no Google. O único inconveniente, é que o filtro do google é um tanto quanto “liberal”, ou seja, irá aparecer tudo o que a internet puder lhe proporcionar, e isso pode incluir  no kit informações precipitadas e/ou defasadas. Caso você não queira fugir dele, tente dar mais atenção às páginas que se pareçam com artigos científicos, principalmente aquelas disponíveis em PDFs e que  no mínimo contenham bibliografia. Fuja dos blogs e das páginas mal feitas (aquelas que você percebe que é caseira). Páginas de universidades são ótimas fontes de conteúdo, assim como o Google acadêmico também é uma boa opção.
Se o que você precisa é realmente um artigo científico, é com grande prazer que lhes apresento o Portal de Periódicos da CAPEShttp://www.periodicos.capes.gov.br/, o “google” da pesquisa científica brasileira. Nele acredite, você com certeza encontrará algum artigo relacionado ao tema que você está procurando. Desta vez o porém é que a maioria esmagadora dos artigos são publicações internacionais, ou seja, em inglês. Portanto trate de afiar o seu the book is on the table caso você queira encontrar alguma publicação de peso na área em que precise.
Minha segunda dica que é você arranje um notebook e vá para a biblioteca da sua faculdade, ou use os computadores da própria biblioteca e se conecte na internet por lá. Mas por que eu tenho que usar a internet da faculdade para poder pesquisar? A resposta é simples (ou não). As universidades assinam uma série de periódicos online que só podem ser visualizados através de sua conexão, ou seja, de seu proxy. Usando o proxy da sua faculdade as chances de você encontrar artigos interessantes aumentam exponencialmente. Procure também se informar com o pessoal da informática ou da própria biblioteca, pois algumas universidades (se não todas) disponibilizam o proxy para que você use a conexão de sua casa, mas isso pode variar de uma para outra.
Bom, o básico é realmente isso. Para usar o sistema do Portal da Capes, é só você selecionar á área do conhecimento, que no nosso caso é a Ciências Agrárias (ou Saúde e Biológicas, em outros casos) e digitar as palavras chaves em inglês do que você quer pesquisar (ou tentar a sorte em português). O portal irá fazer a pesquisa nos periódicos disponíveis e lhe dará o resultado. Clicando no link do artigo desejado você irá para outra página que lhe dará mais informações sobre o artigo, e então basta clicar no “acesso online”.
É isso, seu artigo está na mão!
Este é o jeito mais fácil que eu conheço de pesquisar artigos de qualidade e tenho certeza que muita gente que não está envolvida na área acadêmica não conhecia.

Procure também se informar sobre os periódicos científicos da sua própria faculdade ou pesquise no SciELO da FAPESP e do CNPq. Aqui na UEL nós temos a Revista Semina, que contém boa parte das pesquisas relacionadas à região (clique aqui para conhecer). É inclusive uma boa ideia você pesquisar pela revista da sua universidade, pois pode acabar achando artigos de seus professores e fazendo aquela moralzinha com eles!
Caso você realmente não encontre o que deseja, peça ajuda aos universitários do nosso grupo de estudos do facebook clicando aqui. Tenho certeza que eles saberão como te ajudar! Ou não hahaha!
Dúvidas e novas sugestões são sempre bem vindas!
Previous ArticleNext Article
Luiz Guilherme Corsi
Criou o Vet da Deprê em 2011, quando ainda estava na faculdade. Hoje é Mestrando em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina. Gosta muito de marketing digital, é cachorreiro nato e não dispensa um bom livro. Instagram: @lgcorsi

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *